Saiba porque essa substituição vai otimizar sua produção de cosméticos.
Por Gabriella Marian - Marketing técnico
Algumas das ceras naturais mais utilizadas pelo setor cosmético são as controversas ceras de Abelha (animal), Carnaúba e Candelila (vegetais). Apesar de usuais, elas apresentam grande inconstância no mercado quanto à disponibilidade e preços, além do considerável impacto ambiental gerado pelo extrativismo e outros problemas sócio-econômicos associados.
Para suprir a necessidade do mercado de forma sustentável, a Megh desenvolveu uma nova linha de ceras ésteres que se destacam como uma ótima alternativa renovável em relação às ceras naturais, a linha MeghCare SEW. As ceras éster estão sujeitas a rigorosos padrões de qualidade e testes que garantem composição e balanceamentos químicos muito próximos às ceras naturais, sendo capazes de substitui-las integralmente. Além de demonstrarem excelentes performance, elas são capazes de otimizar o controle do processo produtivo por diversos motivos.
1 – Disponibilidade constante e baixa oscilação de preço:
Ceras naturais: Apresentam diversas restrições de produção que limitam a produtividade. Estão sujeitas à sazonalidade, imprevistos ambientais, menor ou maior incidência de chuvas, pragas, restrições governamentais e outros parâmetros variáveis. Por esta razão, a maioria das ceras naturais possui altas variações de preço e disponibilidade no mercado.
Vantagem das ceras éster: São produzidas a partir de reações entre ácidos graxos e álcoois graxos de alto peso molecular e não dependem de fatores externos. As ceras éster se apresentam como opções seguras e garantidas para um fornecimento constante em valor e qualidade.
2 – Características fisico-químicas constantes:
Ceras naturais: A produção das ceras naturais está sujeita às variações climáticas e outras condições inconstantes que influenciam em características como aparência do produto e ponto de fusão. A dificuldade em controlar parâmetros ambientais resulta em lotes díspares. Na prática, isso significa que cada novo lote pode impactar diretamente nas características do produto final, ocasionando um retrabalho de desenvolvimento e estabilidade do produto.
Vantagem das ceras éster: Por serem produzidas a partir de reações monitoradas, elas possuem características padronizadas e homogeneidade entre os lotes. O controle de tais parâmetros permite maior rastreabilidade e reprodutibilidade dos produtos, garantindo um padrão de qualidade constante.
3 – Consciência ambiental, a natureza agradece
Ceras naturais: Os impactos ambientais atrelados ao cultivo e extração de ceras naturais são inúmeros. Eles variam de acordo com os locais de produção e influenciam diretamente o ecossistema a sua volta. A plantação irregular de Candelila, por exemplo, ocasiona problemas de esgotamento de solo no México. Já a Carnaúba faz parte do programa de preservação do patrimônio genético natural do Brasil (CGEN), com intuito de proteger espécies da biodiversidade brasileira, embora tenha um cultivo fortemente explorado no nordeste brasileiro.
Ceras Éster: As ceras ésteres da linha MeghCare SEW possuem os selos de sustentabilidade e ECO. São desenvolvidas a partir de fontes renováveis e compostas por uma mistura de ésteres de origem vegetal ou semissintéticos, causando um baixo impacto ambiental e não dependendo de ações extrativistas.
4 – Produtores locais – Favorecendo a economia local
Ceras naturais: Possuem fontes geradoras em diversos países, demandando mais recursos naturais para chegarem até seu destino final. É relevante mencionar também que sua obtenção é frequentemente relacionada à forças de trabalho descritas como ‘escravidão moderna’ em pequenas propriedades.
Ceras éster: A abordagem sobre sustentabilidade vai muito além da composição dos produtos em sí. O tema envolve a origem do item, a forma como ele foi obtido, o trajeto que percorreu desde sua obtenção até seu destino final e vários outros parâmetros que entram na complexa análise de ciclo de vida. As ceras ésteres da Megh possuem produção nacional e, portanto, podemos sugerir que o trajeto que ela percorre desde sua obtenção até seu destino final causa um menor impacto ambiental quando comparado a produtos importados. Destacando também a geração de empregos e o estímulo à economia local.
Bônus – Cosméticos Veganos
Uma tendência que vem ganhando força no mercado é a produção de cosméticos veganos, ou seja, que não utilizam nenhuma matéria prima de origem ou derivação animal. Através da substituição da cera de abelha (origem animal), pela cerá éster MeghCare SEW 200 que mimetiza tal componente, é possível criar cremes, pomadas, maquiagens e outras fórmulas cosméticas que se enquadrem nestes atributos e satisfaçam a parcela crescente da população que busca por esse apelo.
Através da representação da Megh no Brasil, a Alianza Magistral distribui as seguintes ceras éster ao mercado magistral:
Para mais informações sobre os nossos produtos:
contato@alianzamagistral.com.br ou pelos telefones (11) 2935-0177/ (11) 2936-0177